Inspirados pelo Papa Francisco, famílias estão promovendo campanha de oração pelo fim da pandemia mundial do coronavírus, a crise mais séria já vivenciada por gerações. Esse é o caso da senhora Eva Rodrigues, 79 anos, que todos os dias, às 15h00, reza o terço na companhia de duas filhas e alguns netos, que moram nas proximidades da sua casa, na Lagoa dos Marcelinos, em Santana do Piauí.
Segundo Zuleide Rodrigues, filha de Eva Rodrigues, a mãe sempre foi muito religiosa e possui um pequeno espaço para fazer as suas orações diárias, onde há a imagem de alguns santos dos quais é devota: Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora de Fátima e a Mãe Rainha.
“Ela já tem o cantinho de oração dela, mas ela pega as imagens e traz para a sala e a gente se reúne, é só nós e os três netos que moram aqui próximo”, explicou Zuleide.
Zuleide informou ainda que a campanha de oração não tem data para terminar, devendo se estender enquanto o coronavírus for uma ameaça à vida das pessoas. “Ela já reza o terço todos os dias, e essa corrente que estamos fazendo vai até Nossa Senhora derramar suas graças pelo fim dessa pandemia”, comentou.
Segundo Gilmar Rodrigues, também filho da senhora Eva, outras famílias tem feito o mesmo na Lagoa dos Marcelinos e em Santana do Piauí. Como não está havendo missa na igreja, cada família se reúne na calçada da casa onde vive e reza o terço.
O apego ao sagrado é um traço característico do piauiense, não apenas em momentos extremamente difíceis como esse, mas constantemente. Contudo, em uma época de medo, provocado por uma nova doença que tem vitimado tantos e afetado as vidas de todos, a fé ajuda a ter forças para superar os males que os atormentam.