DestaquesSaúde

Saúde: jovens relatam benefícios do corte do consumo de refrigerante

Ivonete e Ironete. Foto: arquivo das entrevistadas

Por Maria Gizelly
Estagiária/ Faculdade R.Sá

As acadêmicas de Jornalismo da Faculdade R.Sá, Ivonete Maria, 22 anos, e Ironete Dantas, 25 anos, cortaram o consumo de refrigerante das suas vidas pelos danos que a bebida causava, tanto na saúde como na estética. Não é novidade que o consumo regular de bebidas adoçadas artificialmente como o refrigerante faz mal à saúde e mesmo assim é o sexto alimento mais consumido por adolescentes brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.

Faz três anos e meio que Ivonete Maria parou de consumir refrigerante, por problemas de saúde. Ele teve uma alteração nas taxas de glicemia e colesterol. “Tive uma alta de pressão, na qual me fez ficar internada por dois dias, e nesse período foi solicitado alguns exames, no qual resultou em pequenas alterações na minha taxa de diabetes e colesterol”, relatou.

Iranete Dantas deixou de consumir refrigerante há cinco anos. “O primeiro motivo foi a estética, porque o meu corpo estava com muita celulite, flácido e também ganho de peso, por conta do consumo exagerado do refrigerante. O segundo ponto que me fez repensar, foram os problemas de saúde que o refrigerante pode causar, por que é prejudicial ao metabolismo, é rico em açúcar, e como eu ingeria muito e já estava me sentindo mal”, pontua.

Ivonete ressalta que não foi difícil cortar o consumo do refrigerante, que no início parou por conta de recomendações medicas, por dois meses, porém a mesma se acostumou sem ingerir nenhum tipo de bebida artificial, até hoje só consome suco ou água. Já para Iranete, deixar de consumir o refrigerante não foi fácil, pelo fato de gostar muito, porém ela resolveu tomar essa decisão e hoje não sente falta.

A nutricionista Andreia Luz fala sobre os benefícios de parar de tomar refrigerante. “Os benefícios para a sua saúde quando você consegue abandonar o refrigerante são inúmeros. Podemos citar a redução do risco de desenvolver diabetes, diminui o risco de câncer, melhora no funcionamento do intestino, prevenção do envelhecimento precoce da pele, prevenção de doenças cardiovasculares, proteção do fígado, emagrecimento, melhora do sono, entre outros”, afirma.