O ministro-chefe da Casa Civil, senador licenciado Ciro Nogueira (PP), evitou participar das manifestações em favor do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ocorridas no 7 de setembro. A única manifestação de Ciro se deu pelo Instagram, em que ele postou um banner sobre a Independência do Brasil, mas sem fazer referência aos protestos realizados pelo Brasil. Com isso, o ministro foi cobrado por alguns dos apoiadores do presidente.
Um das postagens disse: “Apareça nas manifestações. Desça do muro”.
Em outra postagem, consta: “Ou você defende os Princípios que Bolsonaro defende ou será esquecido”.
Contudo, também houve quem cobrasse o ministro do contrário: “Senador, sua missão na Casa Civil não era de “amortecedor” como o senhor mesmo disse? Não vai reagir aos ataques a democracia que ocorreram hoje?”.
Segundo a imprensa nacional o ministro Ciro Nogueira, líder do Centrão, está pessimista quanto a reeleição do presidente no pleito de 2022, derrota que é dada como certa.
As falas do presidente nas manifestações em Brasília–DF e São Paulo foram uma repetição do que vem acontecendo nas últimas semanas, mais ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), em especial ao ministro Alexandre de Morais.