Por: Maria Gizelly
Estagiária/ R.Sá
O Projeto Semear de Picos é uma associação privada sem fins lucrativos. O projeto surgiu em 2015, com aulas de inglês, libras, xadrez, artesanato, teatro e capoeira. O ensino era oferecido exclusivamente aos sábados. Em 2017 essas atividades foram suspendidas e com isso o foco do projeto mudou para o atletismo.
Segundo o presidente do projeto, Heraldo Leal, o atletismo é mostrado para as crianças por meio de brincadeiras lúdicas, e no decorrer dos dias vão sendo detectados os possíveis talentos. O projeto é aberto para todos que quiserem participar.
Os treinos acontecem no que Heraldo chama de Escolinha Carnaúba. Ela funciona nos Torrões, e em breve terá a abertura de uma representação no centro da cidade.
Heraldo ressalta que o atletismo é um esporte comum ao ser humano e eles trabalham de forma lúdica para detectar talentos.
“O atletismo é algo comum do ser humano, que é correr, pular, saltar, arremessar e todas as provas são movimentos naturais do ser humano, a gente coloca eles para brincar, ao decorrer da brincadeira a gente faz alguns testes, uma vez por mês é feito o teste físico especifico, para detectar talento, depois da detecção a gente trabalha especificamente e os leva para competições”, explicou.
Os atletas participaram de competições no mês de maio participaram do Piauí, nas categorias sub-18 e sub-20, e foram campeões em duas provas individuais. No último final de semana participaram do Campeonato Piauiense e seis atletas conquistaram medalhas.