DestaquesEsporte

Picoense vence pela segunda vez campeonato estadual de fisiculturismo

Moreno Batista. Foto: arquivo do entrevistado

Por: Maria Gizelly
Estagiária/R.Sá

O picoense Jeneilton Bastista, mais conhecido como Moreno Batista, 30 anos, venceu o “Campeonato Piauiense de Fisiculturismo e Fitness de Teresina-PI”, realizado no último sábado (21). Ele disputou na categoria “Fisiculturismo Sênior”, incluído até 75 quilos, tornando-se o primeiro picoense Bicampeão Estadual de Fisiculturismo. Jeneilton participou de outro torneio em 2020, e foi campeão estadual na categoria sênior incluindo até 70 quilos.

Na premiação Jeneilton ganhou: troféu, medalha e kit de suplementos. Sua preparação para o campeonato requer muito esforço e dedicação, são muitos treinos e dietas.

“É cardiologista, treino, dieta, treino de pose, treino de coreografia. São duas horas de cardio por dia, uma hora e trinta minutos de treino todos os dias, de segunda a segunda. E nos últimos três meses que antecede a competição dieta sem errar, pois tenho que perder peso para me encaixar na categoria que eu quero, comecei a dieta estava com 86 kg, perdi 13 kg para poder me encaixar na categoria de 75 kg”, relatou.

O atleta destaca a importância de uma mente saudável para atingir o objetivo. “Para você chegar bem tem que ter disciplina, foco, determinação, pois é um esporte que mexe muito com a parte psicológica da pessoa, humor, e quando corta o uso de carboidratos você fica fraco, o corpo cansado, mais é nesse processo que o físico muda, pois as regras do campeonato é que o atleta esteja bem condicionado e simétrico o corpo todo”, afirma.

Jeneilton conta com ajuda de dez patrocinadores, e ajuda financeira de alguns amigos, o mesmo não possui apoio por parte da Prefeitura de Picos. “Falta suporte da parte da prefeitura, eles deveriam apoiar mais os atletas sejam eles em que esporte for, a nossa cidade é cheia de atletas e campões”, relata.

No próximo sábado (28) acontecerá o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo. O evento vai ocorrer na cidade de São Paulo. Jeneilton ganhou a vaga da disputa, mas, pelo alto custo e falta de recursos não vai participar “Já imaginou se eu tivesse apoio para poder ir e quem sabe ser campeão Brasileiro. Mais um dia ainda vou, Deus vai me dar recursos para que eu possa chegar aonde quero, colocando ainda mais pessoas para me apoiar e assim eu possa realizar o meu sonho de se tornar o Campeão Brasileiro”, pontua.