A Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos registrou um aumento de 700% nas ocorrências de incêndios em terrenos baldios a partir de junho desse ano. A informação é do comandante dos bombeiros, tenente Hamilton Lemos. Entre janeiro e maio, foram registradas apenas 18 ocorrências, mas a partir de junho esse número disparou, totalizando 109 incêndios até o momento.
A mais recente foi verificada nas imediações do bairro Belo Norte, na tarde do último dia 05 de agosto, quando o fogo se aproximou das residências e assustou os moradores. Estes acionaram os bombeiros que estiveram no local e contiveram as chamas.
“Vale ressaltar que a maior parte do local onde alguns focos estavam eram de difícil acesso, tendo sido combatido com bombas costais, todavia acontecia o processo de reignição. Diante do fato, nossa equipe jogou duas carradas de água do ABT-15, tendo sido afastado definitivamente os riscos para casas e oficinas. O retorno da equipe para a caserna se deu sem alteração”, relatou o comandante.
Os focos de incêndio tomam conta da cidade de Picos todos os anos no segundo semestre. Campanhas educativas são realizadas constantemente, mas parece não adiantar uma vez que as pessoas persistem no erro, prejudicando a coletividade indiscriminadamente.