O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (MDB), informou em entrevista à TV Cidade Verde, que comunicou ao seu partido que aceita ser candidato a vice-governador em 2022.
Os rumores são de que Themístocles será candidato a vice em uma chapa governista encabeçada pelo secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles (PT). Até agora, o petista nega a candidatura e afirma que só falará sobre eleições em 2022.
O deputado Themístocles afirma que ainda não foi convidado para compor uma chapa governista, mas crê que em janeiro do ano que vem o convite aconteça.
“Eu já disse para o meu partido que aceito[…] Esse convite só vai acontecer em janeiro do próximo ano”, disse o deputado.
Themístocles também destacou a “força do MDB”. O deputado fez uma projeção de que nas próximas eleições, no “pior” dos cenários, o partido conseguirá eleger pelo menos 10 deputados. A sigla trabalha para formar uma “grande chapa”.
Um dos nomes do MDB que pode ser eleger a deputado estadual é o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar.
“Quanto mais candidatos, melhor para o partido. O Jeová tem possibilidade real de, só na capital ter mais 20 mil votos. Ele tem possibilidades reais”, analisa Themístocles. O deputado crê que “se der tudo errado o MDB faz 10 deputados estaduais” em 2022.
O presidente da Alepi também fez projeções sobre a eleição para do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A expectativa é que nesta quarta-feira (7) o conselheiro Luciano Nunes entre com pedido de aposentadoria.
Após o pedido de aposentadoria, a presidenta do TCE, Lilian Martins tem 30 dias para declarar a vacância à Alepi para que haja uma eleição.
Para Themístocles, a eleição do novo conselheiro só vai acontecer no início de setembro e um dos deputados da Casa deve ser eleito.
“Eu acredito que o novo conselheiro vai sair dos 30 parlamentares. Eu acredito, a não ser que mude muita coisa até lá”, disse.
Themístocles adiantou que a eleição será secreta.
Até os deputados que manifestam interessem em concorrer à vaga são os parlamentares Franzé Silva (PT), Ziza carvalho (PT), Zé Santana (MDB), Flora Izabel (PT) e Flávio Júnior (PDT).
Izabella Pimentel
[email protected]