O diretor técnico do Hospital Regional Justino Luz de Picos (HRJL), médico Tércio Luz, declarou em entrevista ao Boletim do Sertão que esse é o melhor momento no combate a pandemia do coronavírus, nessa segunda onda, pois o hospital registrou uma redução de 50% nos casos de Covid-19. “Nós chegamos a ter 70 pacientes internados na enfermaria e na UTI, e hoje estamos com 22 na enfermaria e 11 na UTI, uma redução significativa”, informou.
Para que os números de pessoas infectadas e internadas continuem a cair, o médico salienta que as medidas de distanciamento social e uso de máscaras de proteção precisam ser mantidas, além da aceleração do processo de vacinação. “O que a gente está vendo hoje deve-se a vacinação das pessoas, os pacientes idosos praticamente sumiram do hospital”, declarou.
Enquanto o número de idosos internados diminuiu consideravelmente, o hospital tem verificado mais pessoas abaixo dos 60 anos acometidas pela Covid-19.
Mais uma vez o médico atribui esses números a vacinação aplicada no grupo que integra a terceira idade, ainda assim é necessário cuidado, pois a vacina só é eficaz após duas semanas de aplicada, destacando que há a segunda dose para completar a imunização.
O diretor técnico explicou que variante Delta do coronavírus preocupa por ser mais contagiosa, contudo as vacinas disponibilizadas no Brasil também tem uma boa porcentagem de imunização contra essa mutação da Covid.