Uma operação para reprimir ações de facções criminosas no litoral do Piauí foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira(01). “Dionísio II”, como foi denominada a atuação dos policiais, já apreendeu drogas, arma e munição e realizou uma prisão em flagrante, até o momento.
De acordo com a PF, as investigações apresentaram indícios de tráfico ilícito de entorpecentes, homicídios, roubos, furtos, porte e comércio ilegal de arma de fogo, naquilo que os criminosos denominaram como “Projeto Piauí”.
Na apuração da polícia pelo menos 40 casos de assassinatos que ocorreram seriam relacionados à disputa pelo estabelecimento das facções no município de Parnaíba/PI, “por meio do uso da força e de ameaças àqueles que resistissem ao intento criminoso”.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Parnaíba e em estabelecimento prisional na cidade de Altos, além de outras medidas cautelares determinadas pelo Juiz titular da 2.ª Vara Criminal em Parnaíba/PI.
A ação contou com 35 policiais federais, incluindo integrantes do Grupo de Pronta Intervenção da PF/MA, além do apoio das equipes do Canil da Polícia Militar do Piauí.
A Operação foi denominada “Dionísio” em referência à mitologia grega, cuja entidade divina com esse nome prefigurava o poder de criar drogas poderosas capazes de gerar perigo e o caos.
Caroline Oliveira
Com informações da PF-PI
[email protected]