A ONG dos Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI) recebeu uma denúncia no último sábado (29) de que três gatos foram envenenados no bairro COHAB. Os animais domésticos não eram de rua, possuíam donos. Estes registraram que os animais morreram com características de envenenamento, uma protetora ainda tentou salvar um deles, mas não foi possível. Diante do ocorrido, os voluntários registraram um Boletim de Ocorrência virtual na Delegacia de Polícia Civil.
Esta não é a primeira vez que a APAPI verifica o envenenamento de gatos no bairro COHAB. Crimes semelhantes já ocorreram em outras ocasiões, o que desperta a suspeita de que alguém está cometendo o ato de maus-tratos aos animais.
A comunidade e os protetores dos animais que residem na COHAB e no Jardim Duas Barras estão vigilantes na tentativa de descobrir quem está matando os gatos.
Apesar do endurecimento das leis para quem cometer o crime de maus-tratos contra animais, que pode levar a prisão, a APAPI tem verificado constantemente a violência contra os animais de rua aqui na cidade de Picos.
Em inúmeras ocasiões os voluntários são chamados para atender ocorrências diversas altas horas da noite e nesse trabalho, eles encontram as situações mais horrendas, cães esfaqueados, vítimas de tiros de chumbinho, envenenamento, conforme relatado, dentre outras infrações contra a vida dos seres indefesos.
Quando resgatam os animais, os protetores os levam a um abrigo temporário até que ele encontre um dono. A demanda pela adoção responsável poderia ser maior.