O prédio da Justiça Federal, no Centro de Teresina, hasteou a bandeira LGBTQI+ nesta segunda-feira (17), data em que se comemora o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia.
“É um fato histórico já que a Justiça Federal autorizou a troca da bandeira da Justiça pela LGBTQI+, num grande reconhecimento e combate a homofobia”, disse André Santos, gerente Municipal de Direitos Humanos.
A sigla já passou por várias mudanças, atualmente o termo é LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, bissexuais e Transgêneros). O “Q” se refere a Queer – pessoas que não se identificam com os padrões de heteronormatividade impostos pela sociedade e transitam entre os “gêneros”. O “I” de intersexuais – são pessoas que não conseguem ser definidas de maneira distinta em masculino ou feminino e o (+) engloba todas as outras letras de LGBTT2QQIAAP, como o “A” de assexualidade e o “P” de pansexualidade.
Posse dos novos conselheiros
Hoje, às 12h, o prefeito Dr. Pessoa dará posse aos novos conselheiros LGBTQI+ que serão responsáveis para fiscalizar as ações municipais.
Hoje também a Ponte Estaiada estará nas cores LGBTQI+ reforçando o combate a homofobia. A Banda 16 de Agosto participará da solenidade na ponte.
André reforça que as denúncias podem ser feitas pelo 153, ou na Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios, além do Conselho e da Gerência de Direitos Humanos, que tem sede no prédio da Justiça Federal.
Fonte: cidadeverde.com