Indo na contramão do mundo, o escritório local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) encaminhou ofício a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM), pedindo que esta corte as árvores que estão plantadas nos canteiros do perímetro urbano da BR 316. O ofício vai além, requerendo a remoção total das plantas sob a alegação de que elas estão em conflito com a segurança viária, obstruem a visão da sinalização vertical, estreitam o acostamento lateral e podem provocar acidentes devido o contato com a fiação elétrica.
O ofício, assinado pelo chefe de Serviço da Unidade Local do DNIT, engenheiro Elvomarton Damião de Araújo Lima, data de 09 de abril. No documento diz ainda que as árvores estão provocando danos aos canteiros da BR 316.
A secretária de Meio Ambiente, Fátima Sá, afirmou que haverá a substituição gradual das árvores atuais do canteiro por plantas nativas. As árvores plantadas na década passada são da espécie Nim Indiano, não adequadas ao nosso ecossistema.
“No que se refere à sinalização, é possível fazer adequação através de poda ou retirada em trechos específicos. No que se refere à danificação dos canteiros, vale ressaltar que estes já estavam danificados quando se deu o início do plantio dessas espécies ainda em 2009, não sendo, portanto uma consequência exclusiva da arborização urbana. A arborização urbana é uma necessidade que precisa ser estimulada e ampliada, não suprimida”, disse a secretária.
Com informações da CCOM