DestaquesReligião

Conheça a origem da tradição da Sexta-feira de Passos

Imagem ilustrativa. Foto: Pascom/Paróquia de São Francisco

Por Daniela Pereira/Estagiária

A origem da Sexta-feira de Passos – Procissão do Senhor dos Passos-, faz referência ao trajeto que Jesus Cristo fez até o Monte Calvário. Esse acontecimento tornou-se uma tradição da Igreja Católica na Idade Média, pois é um ato de devoção do catolicismo vivenciado pelos cavaleiros cruzados quando estes visitaram os lugares santos na cidade de Jerusalém para relembrar o trajeto de Jesus.

A procissão do Senhor dos Passos cresceu em meados do século XVI, pois os cruzados assim que retornaram a Europa decidiram levar consigo a devoção da religião Católica, onde começaram a construir capelas em torno das igrejas para fazer meditações, rezas e formar as 14 estações da Via Sacra, em memória ao sofrimento do trajeto de Cristo ao Monte Calvário.

Os católicos rezam durante a Via Sacra a paixão de Jesus Cristo diante da caminhada Dele ao Calvário: I. Jesus é condenado a morte, II. Jesus carrega a cruz, III. Jesus cai pela primeira vez, IV. Jesus encontra sua mãe, V. Simão Cirineu ajuda Cristo a carregar a cruz, VI. Veronica limpa o rosto de Jesus, VII. Jesus cai pela segunda vez, VIII. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém, IX. Terceira queda de Jesus, X. Jesus é despojado de suas vestes, XI. Cristo é pregado na cruz, XII. Morte de jesus na cruz, XIII. Retirada de jesus da cruz, XIV. Sepultamento de Cristo.

Logo depois, nos séculos seguintes a Igreja decidiu implantar a XV Via Sacra em memória a Ressurreição de Jesus Cristo, um dos atos importantes para o cristianismo, pois celebra a vitória de Cristo sobre a morte.

Ano após ano, católicos em todo o mundo realizam procissões na sexta-feira, o que não acontece desde 2020 em decorrência da pandemia do coronavírus.