DestaquesPolítica

Câmara Municipal de Picos aprova adesão da prefeitura a consórcio para aquisição de vacinas contra o coronavírus

Câmara Municipal de Picos. Foto: Jailson Dias

Em duas sessões extraordinárias realizadas na manhã desta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Picos aprovou o projeto da prefeitura para adesão ao Consórcio de Municípios para aquisição de vacinas contra o coronavírus. O projeto foi encaminhado pelo Poder Executivo em caráter de urgência. Dessa forma, o município poderá adquirir os imunizantes sem esperar pelo Ministério da Saúde, que tem enviado as doses de forma muito lenta.

“Com certeza o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) vai sancionar ainda hoje e amanhã estará publicado e com isso o direito adesão está aprovado pela Câmara para que o Município possa aderir ao consórcio e adquirir as vacinas, e com isso minimizar os problemas da cidade de Picos”, declarou o presidente do legislativo, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaquinha (PTB).

Vereador Chaguinha. Foto: Jailson Dias

Ainda segundo o vereador Chaguinha com aprovação desse projeto, o prefeito poderá utilizar os recursos para comprar as vacinas e os medicamentos contra a Covid, o que garantirá o retorno ao trabalho de forma tranquila pela população. Ele destacou ainda o empenho de todos os parlamentares para que o projeto fosse votado em caráter de urgência, o que pode agilizar a aquisição dos imunizantes.

Presente a sessão, o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, informou que outros 14 municípios piauienses já fizeram o mesmo. Ele explicou que a nossa cidade passa a se tornar apta adquirir as vacinas através de consórcios. “Sejam eles através da indústria, comércio, as cidades que tiverem aderido ao consórcio vão receber gratuitamente”, comentou.

Aldo Gil. Foto: Jailson Dias

Aldo Gil informou Que Picos têm R$ 4 milhões na conta Covid, o que dá ao município a capacidade de adquirir 133 mil doses. “De uma maneira ou de outra vamos buscar meios extras por fora do que o governo federal manda para conseguir vacinas”, declarou.

A partir de agora, o secretário disse que Picos tem de esperar surgir um consórcio para fazer a adesão