DestaquesPolítica

Vereador Rinaldinho fala sobre pagamento às clínicas e prestadores do serviço do SUS

Vereador Rinaldinho. Foto: Jailson Dias

Durante o seu pronunciamento na sessão realizado na Câmara Municipal de Picos, na sessão plenária da quinta-feira (18), o vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (MDB), falou da importância do pagamento às clínicas e aos prestadores de serviço do serviço do SUS. O vereador destacou que os recursos federais foram destinados em 2020, mas as empresas e os profissionais da saúde do setor privado não receberam na época. A dívida do Município foi quitada apenas na atual gestão.

“Quem tem uma pequena clínica de fisioterapia, um pequeno laboratório, ele usa desses recursos para suas despesas fixas, água, luz, aluguel, funcionários, internet, mas pasmem, ficamos praticamente metade do ano sem nenhuma dessas clínicas receberem”, declarou.

Rinaldinho lembrou que no ano passado os vereadores foram procurados para tratar sobre os repasses das clínicas e o projeto que foi aprovado pelos vereadores, mas vetado pelo ex-prefeito Pe. Walmir Lima (sem partido). O veto foi derrubado pelos parlamentares.

O projeto tratava sobre o pagamento às clínicas, através da Secretaria de Saúde, pelo valor dos contratos, dos meses de julho, agosto e setembro. “Pela média, quem tem uma clínica, um laboratório, pela média, o faturamento cai lá pra baixo; Graças a Deus o Instituto do Rim procurou o Ministério Público Federal”, declarou.

O vereador disse que os donos das clínicas ficaram gratos por ter recebido os valores do ano passado, baseado na produção. “Então aqui, fica a pergunta e acredito que muitos desdobramentos virão, pois só em recursos do SUS para clínicas e laboratórios foram liberados pelo Ministério da Saúde R$ 35 milhões em 2020, para o combate a Covid-19 foram 14 milhões, e esse dinheiro veio, e desapareceu”, comentou.

Requerimentos

O vereador requereu da Prefeitura de Picos, através de suas respectivas Secretarias, as seguintes melhorias: seja construída uma praça pública com academia de saúde nos povoados: Malhada Grande dos Anacletos, Lagoa Comprida, Umarí e Malhada Grande dos Teixeiras, bem como, seja feita recuperação da pavimentação da Rua Luís Malaquias localizada no povoado Lagoa Comprida.

Em outro requerimento o Rinaldinho requer do Coordenador do Pró-Piauí que seja feita a perfuração, equipamento de um poço artesiano com rede de abastecimento de água para todas as residências do Povoado Malhada Grande dos Almondes.