O vereador José Rinaldo Cabral Filho, Rinaldinho (MDB), apresentou um requerimento na sessão realizada na Câmara Municipal na quinta-feira (11) pedindo que a Prefeitura de Picos elabore um projeto de lei, a ser apreciado pelo Legislativo, tratando sobre a concessão de um auxílio financeiro emergencial para os artistas locais (cantores). A Câmara aprovou o requerimento.
O pedido do vereador tem como objetivo amenizar a situação desses profissionais que sobrevivem dos shows e eventos, mas que estão impossibilitados de trabalhar devido a pandemia do coronavírus.
As apresentações de cantores e músicos passaram a ser liberadas gradualmente ao final de 2020, com a reabertura de bares e restaurantes, mas com o agravamento da pandemia o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), suspendeu o carnaval deste ano e as apresentações em estabelecimentos comerciais.
A decisão do governador motivou uma manifestação da classe artística picoense no dia 29 de janeiro. Eles pediam que Wellington Dias flexibilizasse o decreto, o que não aconteceu.
Cantores, músicos e produtores de eventos foram os primeiros a sofrer com a crise econômica provocada pelo coronavírus, uma vez que os shows foram suspensos. Na administração passada ainda houve o pagamento de um edital da Lei Aldir Blanc, e mais nada. Até o momento, o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) ainda não sinalizou com um projeto nesse sentido.