Após 16 dias de ocupação do prédio onde funcionou o antigo Espaço Cidadão, na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Picos, os Movimentos Populares, representados por uma série de entidades, desocuparão o local e passarão a desenvolver as suas atividades no prédio onde funcionou por muitos anos o Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (IAPEP), na Rua Francisco Santos, também no centro da cidade.
Ao longo dos 16 dias de ocupação, os representantes dos Movimentos Populares, que denominaram aquele espaço de Raízes do Brasil, sofreram muita pressão para desocupá-lo, mas também receberam apoio da sociedade.
O prédio estava desocupado desde 2018, quando os serviços do Espaço do Cidadão foram transferidos para os dois shoppings da cidade.
O local vinha sendo utilizado por pessoas para práticas de atividades ilícitas e encontrou um novo propósito com a ocupação dos Movimentos Populares. Após essa ação, foi divulgado que aquele prédio, juntamente com o anexo onde funcionou o também extinto Banco do Estado do Piauí (BEP) formarão a Policlínica.
A desocupação do prédio no centro da cidade foi negociada com o governo do estado, que ofereceu outros locais para o funcionamento do Raízes do Brasil, destacando que não faltam prédios públicos fechados em Picos.