O deputado federal Fábio Abreu (PL) se reuniu, na manhã de quarta-feira (10), com o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (Senapred), Qurino Cordeiro, para solicitar recursos para as instituições que atuam no tratamento de dependentes químicos no Piauí. O fundador da Fazenda da Paz, entidade que acolhe jovens e adultos há mais de 25 anos no Estado participou do encontro que aconteceu de forma virtual.
“Solicitamos o apoio para essas instituições que recebem uma demanda cada vez maior de pessoas precisando de tratamento. Faltam vagas para atender os que precisam e os recursos não são suficientes”, disse Fábio Abreu, que já destinou emendas parlamentares para comunidades terapêuticas, mas os recursos não chegaram. “Enfrentamos uma burocracia grande nesse país, até porque o tratamento contra o vício em drogas, não é enquadrado como atendimento à saúde e quando destinamos para Estado ou municípos, muitas vezes esse dinheiro retorna e perdemos a oportunidade”, completou.
O secretário da Senapred, Quirino Cordeiro, informou que as emendas podem ser encaminhadas para a pasta e após a liberação são enviadas diretamente para as entidades.
“A forma mais imediata é mandar o recurso para a Secretaria que repassa para as instituições sem precisar do intermédio dos governos”, disse.
Ficou acordado no encontro que nesse mês ainda o deputado do PL vai destinar recursos para comunidades terapêuticas piauienses, incluindo a Fazenda da Paz. “Surgiu uma esperança para nós. Estamos numa situação difícil, já que semana passada a Prefeitura de Teresina cortou o repasse para a nossa entidade. Até então quase metade das nossas despesas eram pagas com recursos do Governo ou da Prefeitura”, disse Célio Barbosa.
Fonte: meionorte.com