DestaquesEconomia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Picos dá sequência a demarcação e organização da feira livre

Demarcação da feira livre. Foto: Jailson Dias

A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos, chefiada por Marcos Buriti, está dando sequência ao trabalho de organização da feira livre de confecções e lanches na Praça Justino Luz. Na manhã deste domingo (07), uma equipe dessa pasta, acompanhada pelo secretário, estava fazendo a demarcação de duas quadras da feira. Marcos Buriti afirmou que o trabalho acontece aos domingos para que não haja interrupção na rotina dos feirantes.

“Estamos trabalhando de domingo a domingo, para que as coisas acelerem; tivemos a demarcação de uma quadra bem grande domingo passado e no próximo faremos o restante, para não prejudicar o andamento da feira e nem aos próprios feirantes”, declarou.

Foto: Jailson Dias

No total, a feira livre da Praça Justino Luz está dividida em cinco quadras, e o secretário explica que haverá a reorganização de acordo com o tipo de produtos vendidos pelos feirantes. A demarcação de cada espaço para as bancas está sendo dividido em 2,5m x 4m.

Marcos Buriti disse que já esteve na Praça Matias Olímpio, onde funciona a feira de frutas e verduras, que também passará pela mesma organização.

Ele explica a importância da demarcação e organização no vídeo abaixo.

Cada espaço da feira está recebendo um número, assim as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e também a de Finanças terão maior proximidade com quem está explorando comercialmente o espaço. Para trabalhar na feira, os vendedores pagam o alvará e uma taxa mensal, mas marcos Buriti declarou que a taxa não será cobrada pelos próximos dois meses. “O comércio está difícil, não está arrecadando, é um momento crítico, então temos de ter essa sensibilidade”, declarou.

O Ministério Púbico Estadual do Piauí (MPPI) cobrou da gestão anterior do Município a organização da feira livre, inclusive com o estabelecimento do alvará para quem trabalha ali. Foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TCA) que está sendo cumprido na gestão do prefeito Gil Paraibano (Progressistas) e do secretário Marcos Buriti.

Sobre a reação dos feirantes, o secretário afirmou que a maioria absoluta concordou com a demarcação. “Quero dizer a todos os feirantes que não vamos tomar espaço de ninguém, que não vamos diminuir ponto de ninguém, e que eles saibam que a secretaria é um parceiro junto ao prefeito, então quero tranquilizar que a demarcação segue de acordo com o cadastro existente, não tem nada fora do normal, não vim para prejudicar, vim para ajudar e a minha arma é o diálogo que tenho sempre para conversar com as pessoas”, frisou.

Marcos Buriti ressaltou que através da reorganização das quadras a Secretaria de Desenvolvimento Econômico saberá os pontos ocupados e os livres, destacando que existe um cadastro reserva de pessoas que esperam a oportunidade de trabalhar na feira livre. Apenas na primeira quadra foram identificados 18 pontos vazios que foram cedidos para as pessoas que estavam no cadastro.”Estamos agindo dessa forma para que todos tenham a oportunidade de trabalhar”, declarou.