DestaquesEducação

Acadêmicas de Enfermagem da UFPI de Picos pedem retorno das aulas de forma híbrida

Divulgação

Acadêmicas (os) do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros de Picos (UFPI-CSHNB) estão pedindo a retomada das aulas na instituição de forma híbrida, ou seja, algumas disciplinas seriam ofertadas presencialmente enquanto outras continuariam de forma virtual. O modelo tem sido adotado em escolas e universidades particulares do Piauí nesse início de ano. A manifestação pedindo o “Retorno Já” tem acontecido através das redes sociais e busca sensibilizar a reitoria da instituição.

Na publicação, as estudantes argumentam que tem sofrido inúmeros prejuízos em sua formação desde o início da pandemia, uma vez que a maior parte da grande curricular da graduação exige a prática, que só pode acontecer presencialmente. No texto também consta o pedido para que seja elaborado um plano de ação que permita o retorno das aulas de forma híbrida.

Nós conversamos com a acadêmica e diretora de Pesquisa e Extensão do Centro Acadêmico de Enfermagem da UFPI – CSHNB, Alyne Almeida, sobre o assunto. Ela disse que os estudantes compreendem a gravidade da situação, mas gostariam de voltar a ter algumas aulas presenciais seguindo os protocolos de segurança.

“As matérias retóricas, conseguimos aprender nesse ensino remoto. Mas já entramos em matérias de ensino teórico-pratico no qual não tivemos prática. E a partir desse período, teríamos apenas uma matéria que daria certo remotamente. Mas temos percebido que isso é mais um faz de conta. Uma ilusão que estamos aprendendo”, declarou.

Ela diz ainda que a incerteza sobre as aulas tem provocado prejuízos financeiros aos acadêmicos. “Os prejuízos vão desde o atraso na formatura e até mesmo financeiro, pois a maioria dos alunos não são de Picos e tem que arcar com aluguel de apartamento na incerteza de quando voltar as aulas. Pedimos que sejam planejadas estratégias para a volta das atividades, mesmo que de forma híbrida”.

Direção

Nós também conversamos com o diretor da UFPI de Picos, Prof. Dr. Gleison Monteiro, para saber se há alguma informação sobre o calendário universitário de 2021 e como as aulas devem acontecer. Ele nos disse que a decisão compete ao Conselho Universitário da UFPI, e esta deverá ser tomada em fevereiro.

Suspensão

As aulas da UFPI foram suspensas em 16 de março de 2020, no início da crise do coronavírus, pelo então reitor Arimateia Dantas, que atendeu os decretos do governador Wellington Dias (PT). Inicialmente, os programas de pós-graduação retomaram as aulas de forma online, para disciplinas optativas. Em agosto de 2020 foi ofertado remotamente o chamado período especial 2020.3 e em novembro teve início o período 2020.1, também de forma virtual.

A comunidade acadêmica aguarda com ansiedade o que o Conselho Universitário decidirá sobre o calendário para esse ano.