Ezequiel Araujo
A Instituto Nacional de Meteorologia (inmet) emitiu um alerta de chuva para 182 cidades do Piauí, o que representa cerca de 70% do território piauiense. As chuvas intensas atingirão o sudoeste, sudeste, centro-norte e norte piauiense. O alerta, emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), é válido até às 10h desta quarta-feira (3).
O aviso laranja indica chuvas intensas e com potencial grau de severidade. Segundo o boletim, há risco chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Além disso, os dados apontam ainda para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O boletim detalha ainda um segundo alerta de cor amarela, com perigo potencial de chuvas. O índice pluviométrico deverá atingir 65 cidades na mesorregião sudoeste piauiense. Para essas regiões, as chuvas podem vir a ocorrer entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Com isso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O que fazer em caso de chuvas fortes?
Alguns cuidados durante chuvas com grande intensidade podem preservar sua vida e evitar danos. Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.
Se estiver fora de casa, procure locais onde possa se abrigar, como lojas e outros locais cobertos que podem ser uma opção na hora de se proteger durante uma tempestade. Se estiver dirigindo e perceber que seu carro pode ser levado pela chuva, desligue-o, abandone o veículo e procure um local seguro para se abrigar.
Fonte: O Dia