Por Luana Pereira
Estagiária/ R.Sá
O 1° Festival de Sanfona de Picos já tem data marcada, o movimento que surgiu de um grupo de whatsapp, foi criado em fevereiro deste ano, pensado pelo cantor e sanfoneiro Alvino Luz. O grupo que tem o nome de “Sanfona sentida”. Pelo menos 65 músicos já confirmaram presença.
Logo após, o secretário de Cultura, Marcelo Nordeste, levou a ideia para a Câmara Municipal, onde foi aprovado o 1° de outubro como o Dia Municipal do Sanfoneiro de Picos.
“Foi o primeiro grande passo, sinto-me representado e representante da classe dos sanfoneiros”, explicou Alvino Luz.
O evento tem como objetivo enaltecer e enfatizar a cultura nordestina e o trabalho de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros. O festival já conta com mais de 65 sanfoneiros de várias cidades e estados do Brasil como: Teresina, São Raimundo Nonato e Maranhão.
O encontro será no dia 16 de dezembro na Praça da Cultura, a partir das 18h00. O evento será aberto ao público com estrutura completa, telão ao fundo e principalmente seguindo as recomendações da vigilância sanitária.
Ressaltando que essa primeira apresentação vai ser no mês de dezembro, no entanto as próximas acontecerão na data marcada como Dia Municipal, 01 de Outubro.
O evento se constitui como um Projeto de Lei aprovado, agora os organizadores buscam apoio da iniciativa privada.