Nesta quarta-feira, 07 de abril, é comemorado o Dia do Jornalista, profissional que tem o dever de levar a informação até a sociedade. A profissão sempre se revela fundamental para a manutenção da democracia e, nesse período ímpar vivido pelo mundo e pelo Brasil, que sofrem com um vírus que tem ceifado a vida de milhares de pessoas, se mostra ainda mais relevante.
Os jornalistas também são aqueles que estão na “linha de frente”, em contato com as pessoas, transmitindo informações sobre como evitar o contágio pelo coronavírus e relatando a situação dos hospitais.
Sem o trabalho desses profissionais dedicados, as pessoas não saberiam como está a situação do país e da nossa região. Destaca-se ainda as “fake news”, outro grande mal que tem assolado a população. Dessa forma, o jornalista torna-se um defensor da verdade, preparado academicamente para informar.
Em Picos
Picos conta hoje com duas graduações na área, o curso de bacharelado em Jornalismo pela Faculdade R.Sá e o curso de Comunicação Social ofertado pela UESPI – Campus Professor Antônio de Barros Araújo. Ambos têm formado profissionais capacitados que tem se inserido no mercado de trabalho, não apenas aqui na região, mas além, com vários deles atuando em grandes veículos de Teresina.
A data
A data de 07 de abril como comemoração pelo Dia do Jornalista foi instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Foi uma forma de homenagear o médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.
Líbero Badaró fundou um jornal, o Observatório Constitucional, e fazia críticas a Dom Pedro I. Ele foi um dos líderes da Confederação do Equador.